terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Colesterol:não ultrapasse a faixa

No corpo humano,o colesterol pode ter duas origens:

-Exógena:se ingerido através de alimentos,como leite e derivados,ovos e carnes em geral;
-Endogéna:se fabricado pelo próprio organismo.

O fígado não só produz como também degrada o colesterol,atuando como um órgão regulador da taxa dessa substância no sangue.
O colesterol é importante para o noso organismo.Mas precisa ser mantido em nível normal no sangue para que o organismo não seja prejudicado.Principalmente quando atinge altos níveis no sangue,o colesterol contribui para a formação de placas de ateroma,acúmulos lipídicos que vão se depositando nas paredes das artérias,provocando-lhes um estreitamento.Além disso,a calcificação do ateroma contribui para a perda da elasticidade da artéria.Todo esse processo,que configura a doença chamada aterosclerose,reduz o fluxo de sangue nas artérias,podendo comprometer a atividade dos órgãos por elas irrigados.
No coração,a insuficiência do fluxo sanguíneo pode provocar a morte de parte do músculo cardíaco(miocárdio),caracterizandi o infarto.
Individuos com níveis de colesterol abaixo de 22mg/100ml de sangue são menos propensos a ter doenças cardiovasculares do que aqueles com leituras acima de 240mg/100ml de sangue.Acima dessa faixa,o médico receitará uma dieta adequada e/ou medicamentos próprios para colocar o nível de colesterol dentro da faixa considerada normal.
Suspeita-se que a aterosclerose ocorra em consequência de certa predisposição hereditária,além de outros fatores,como:

*O hábito de fumar;
*O estresse;
*A vida sedentária;
*Consumo frequente de alimentos que contenham altos índices de colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário