terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Transplante de Medula Óssea

Transplante de medula óssea é uma modalidade terapêutica que visa o tratamento da doença com uso de altas doses de quimioterapia associada ou não à radioterapia corporal total.
Existem três tipos de transplante: o alogênico, o autólogo e o singênico. No transplante alogênico, a medula óssea é retirada de um doador previamente selecionado por testes de histocompatibilidade, normalmente identificado entre os familiares ou em bancos de medula óssea. No transplante autólogo, a medula óssea ou as células tronco periféricas são retiradas do próprio paciente, armazenadas e reinfundidas após o regime de condicionamento. O transplante de medula óssea entre gêmeos univitelinos é denominado singênico. Mais recentemente, o transplante com células do cordão umbilical vêm sendo empregado em alguns centros para o tratamento de crianças e adultos jovens, principalmente portadoras de leucemias agudas. O objetivo é promover a introdução de novas células no organismo do receptor, gerando uma mistura celular e a seguir, como as células introduzidas são mais resistentes, elas passam a proliferar e destruir as células tumorais remanescentes no receptor. A indicação do transplante depende, em geral, da fase da doença em que os pacientes se encontram.
A realização do transplante consiste na retirada da medula óssea da crista ilíaca posterior (bacia) através de múltiplas aspirações por agulhas especiais para este procedimento ou pela retirada com máquinas de aférese das células tronco periféricas estimuladas. Estas células, após a infusão no receptor, vão circular na corrente sanguínea e por um mecanismo tropismo se alojam na medula óssea iniciando a reconstituição hematopoética do paciente.
Durante duas a três semanas após a infusão da medula óssea, o paciente permanece em aplasia (fase em que os leucócitos, glóbulos vermelhos e plaquetas permanecem baixos) enquanto não ocorre a implantação. A neutropenia severa (neutrófilos baixos) predispõe à infecções bacterianas, fúngicas, virais e protozoários. Após este período, os leucócitos começam a aparecer no sangue periférico, demonstrando a recuperação medular.
Milhares de transplantes de medula óssea foram realizados nos últimos quinze anos e a maior experiência se concentra nas leucemias linfoblásticas, mielóide aguda, mielóide crônica e anemia aplástica severa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário