Proteínas

As Proteínas são compostos de alto peso molecular, compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada (de 5.000 a 1.000.000 ou mais unidades de massa atômica), sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas. Uma proteína é um conjunto de no minimo 20 [1] aminoácidos, mas sabemos que uma proteína possui muito mais que essa quantidade, sendo os conjuntos menores denominados Polipeptídeos. Em comparação, designa-se Prótido qualquer composto nitrogenado que contém aminoácidos, peptídios e proteínas (pode conter outros componentes). Uma grande parte das proteínas são completamente sintetizadas no citosol das células pela tradução do RNA enquanto as proteínas destinadas à membrana citoplasmática, lisossomas e as proteínas de secreção possuem um sinal que é reconhecido pela membrana do retículo endoplasmático onde terminam sua síntese. As proteínas são os componentes químicos mais importantes do ponto de vista estrutural.

A função das proteínas

Qual é a função das proteínas? Qual deve ser a porcentagem ideal de consumo para um indivíduo adulto e sadio? É verdade que elas funcionam como catalisadores nos processos de dietas?
Proteína: palavra derivada do grego “de primeira importância”. É um nutriente essencial uma vez que faz parte do citoplasma, núcleo e membrana celular.
Depois da água, as proteínas são os constituintes de maior quantidade no organismo, sendo que a maior parte é encontrada nos músculos, onde são elementos importantes para o sistema de contração. O restante fica distribuído nos tecidos, ossos, dentes, sangue e fluídos orgânicos, como muco, leite e esperma.
As proteínas participam da coagulação sangüínea, da formação de anticorpos, da construção de novos tecidos, e entre outras coisas são matéria–prima para alguns hormônios.
No corpo humano existem mais de 1500 tipos de enzimas, cada uma catalisando um tipo de reação química. As proteínas participam como de enzimas no corpo humano.
O organismo não possui órgãos que mantenham uma reserva de proteínas, portanto elas devem ser consumidas diariamente.
Recomenda-se uma ingestão de 10 a 12% do total de calorias diárias, na forma de proteínas, (1g de proteína = 4 calorias).
Essa quantidade é suficiente para atingir as recomendações da Organização Mundial da Saúde, que para um indivíduo adulto, sadio e do sexo masculino, recomenda 0,75g de proteínas por quilo de peso ideal ao dia.